sexta-feira, 26 de junho de 2015

Livros e Escritores: Martha Medeiros

Provavelmente você já deve ter lido algumas frases da Martha Medeiros espalhadas pelas redes sociais. Sim! Seus textos são constantemente compartilhados, sejam em breves citações ou em crônicas completas.


Martha Medeiros é uma grande cronista, poeta e romancista brasileira - e eu particularmente sou um leitor compulsivo de sua literatura. O por quê? Leia algum livro dela e você vai me entender (ao final do post vou indicar alguns livros).

Minha última leitura foi seu livro Fora de mim publicado em 2010 pela Editora Objetiva (131 p.). É um livro de ficção da Martha, apesar de eu particularmente gostar mais de suas crônicas e poesias. Mas a escrita dela é genial, sem rodeios, vai direto ao ponto e realista. Fora de mim é mais um livro sobre o fim de um romance. Ao lê-lo, parece que a personagem escreve uma longa carta ao ex, dizendo como anda sua vida atualmente sem ele. O livro é dividido em três partes:

A 1ª parte do livro vemos uma personagem melancólica, triste, vivendo o luto com o fim do romance. Se você já passou por esta situação vai entendê-la perfeitamente. Só quando perde-se um grande amor é que sentimos realmente a falta dele. Perde-se a vontade de viver, de recomeçar. Depois é que a gente acostuma com a falta do outro e começa a se reerguer outra vez.
Nota-se também que no livro não há nome dos personagens, mas são fáceis de serem interpretados.

Na 2ª parte, a personagem começa a nos mostrar como tudo aconteceu, do momento da paixão, nascimento do amor até as coisas saírem fora de controle. A partir daí o livro fica mais interessante, porque não vemos a personagem como antes (triste e sem vida), mas percebemos como tudo saiu dos eixos, para que ambos seguissem vidas distintas (fato é: eles realmente se amavam). Entretanto, o ex apresentava um descontrole emocional - era instável (às vezes amável, outras vezes um cara difícil) e ciumento. 

"Você era a fúria, eu era a paixão, e havia no meio de nós um transtorno psíquico que não apenas nos apartou, como evitou um encontro verdadeiro."

Por último, na 3ª parte, ela finaliza o livro falando sobre passados. É o pós-término. A personagem entende o que aconteceu de forma madura, e nos mostra que o amor permanece de alguma forma: na saudade. Nesta parte do livro a vemos como ela realmente é: uma mulher diferente das outras, livre e que não se preocupa com estado civil. Para ela, o mais satisfatório é amar.

"Casamento era pra mim um ritual de aceitação, um gostar-se tornado público. Minha família adorava usar uma expressão para justificar a pompa matrimonial na igreja e no salão de festas: 'Casar é uma satisfação para a sociedade.' Por mim, usaria esse termo pela metade, diria apenas: 'É uma satisfação'. Não consigo imaginar nada mais satisfatório do que amar..."

Fora de mim é um livro bem curto e gostoso de ler, assim como os outros livros da autora. 
Ao todo, já li 12 livros da Martha Medeiros, e para finalizar, indico alguns dos que mais gostei:

Crônicas:

1) Feliz por nada: o meu preferido.
2) A Graça da coisa: meu segundo preferido.
3) Um lugar na janela: relatos de viagem (maravilhoso).
4) Coisas da vida.
5) Montanha-russa.
6) Trem-bala.

Ficção:

1) Divã - sua primeira ficção, que inclusive foi adaptado para o teatro e cinema.

"Gosto demais do que a Martha escreve: toca em sentimentos sem ser sentimentalóide, é bem-humorada sem ser superficial, é irônica sem ser maldosa."
Lya Luft

Até o próximo post!
Abraços!



4 comentários: