quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nostalgia Adolescente

Hoje eu peguei minhas antigas agendas. Reli algumas coisas que escrevi quando tinha 15/16 anos. Sorri e pensei: eu escrevi isso?
Textos, poemas, muitas vezes tão imaturos, mas expressavam o que estava vivendo no momento. Era a fase de maior confusão na vida de uma pessoa: adolescência.

Ensino médio, amigos (os verdadeiros permanecem até hoje), o futuro que tantas vezes me assombrava. Meu Deus! Já esta na hora de ser homem? Ter outras responsabilidades?
A adolescência é uma fase de dúvidas, questionamentos, espinhas na cara (hormônios à flor da pele), de rebeldia, de tênis all star sujo. "Sempre usarei all star, terei uma coleção deles, de todas as cores" - dizia. Hoje, até tenho alguns e uso de vez em quando, mas os coitados foram trocados por sapatos e mocassins. 

Adolescência é fase de atitude. Muitas coisas que tenho receio de fazer hoje, na adolescência eu nem pensava duas vezes. Também é fase de escolhas. Onde ir? Mudar de cidade? Qual curso fazer? Na cabeça de um adolescente isso não é nada fácil. 
Ah, ainda tinha os amores platônicos, e aqueles não correspondidos. Coitado do coração.

Às vezes, eu começo a rir quando lembro dessas coisas. Mas é uma nostalgia boa. Hoje, alguns amigos já estão casados, com filhos. Outros estão seguindo o curso da vida, mudaram-se de cidade, foram atrás de seus sonhos. Nunca foram ou serão esquecidos, são reencontrados. Outros amigos foram acrescentados como se já nos conhecêssemos há anos.

Quando a gente cresce, a vida exige um pouco. Novas responsabilidades são impostas e é necessário maturidade para saber administrá-las. 
Paciência é essencial. Nem tudo é como a gente quer, mas a gente pode deixar as coisas um pouco do nosso jeito, se não, perde a graça.
O tempo corre, seu relógio pode até parar, mas a vida não. Ela continua. E a gente vive, ou finge que vive. O bom de tudo isso é que mudamos nossas percepções, ampliamos nossa visão. Sabe aquele medo do mundo? Aquele medo bobo do desconhecido? Ele não assusta mais como antes.

Por fim, compartilho uma música do Lenine que tanto gosto:


Abraços!

5 comentários:

  1. Você fechou com Lenine,ficou show!!!continue!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu querido! Fico feliz pelo retorno. Essa música do Lenine é muito linda, lembrei dela quando estava escrevendo esse texto.

    ResponderExcluir
  3. descreveu super bem! amém que a gente cresce e a memória permanece pra nos lembrar o qual bom é viver. saudades, adolescencia!

    ResponderExcluir
  4. Verdade Dani! Além de ser uma fase muito importante na vida de uma pessoa. O começo da maturidade.

    ResponderExcluir