segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Livros e Escritores: Charles Bukowski

Olá queridos leitores!Quanto tempo!
Desde já, peço desculpas pela demora de publicar algo.
Mas vou me justificar: minhas aulas iniciaram em agosto e também comecei um novo trabalho. Pensem! Estou numa correria doida.
Mesmo durante esse corre-corre há espaços de tempo onde ainda consigo ler alguma coisa (apesar que os artigos da faculdade estão sendo prioridade). Umas das minhas últimas leituras foi um livro reunindo vários textos autobiográficos e poesias do Charles Bukowski - grande poeta norte americano. Sempre li vários de seus textos pela internet - precisamente em blogs do tumblr.

A escrita de Bukowski não é forçada, nem limitada. Não controla aquilo que escreve, o que acaba sendo um pouco duro, porém realista em vários aspectos. O menino Bukowski teve em sua infância uma relação não muito agradável com o pai, mas sempre amou a mãe. Na escola era zoado pelos colegas, e durante a adolescência teve sérios problemas com acne que causaram inflamações em seu rosto, fazendo-o a submeter-se a tratamentos médicos. Começou a beber cedo e logo tornou-se um alcoólatra. Tinha com a bebida uma espécie de amor incondicional, juntando ao papel e caneta, Bukowski usou de sua solidão para se expressar através da escrita, em meio ao caos em que vivia.
Através de seus textos é possível resgatar lembranças de sua infância e vida adulta que o próprio autor personificou em seu alter ego Henry Chinaski, ou seja, seus personagens é sobre si mesmo. O velho Buk conseguiu fidelizar seus leitores, encantando-os com seus poemas, ou causando polêmica com seus textos sobre mulheres, sexo e vida - em geral, seus personagens são pessoas fragilizadas, frias e desempregadas. O próprio Buk, durante anos, não conseguia permanecer em seus empregos, o problema com a bebida não o ajudava nisso, mas ele escrevia. Digamos que ele não tinha uma relação social muito agradável com outras pessoas, mas para aqueles que lhe eram essenciais ou mesmo pouco importantes, Buk se expressava com suas poesias surpreendentes. Trabalhou durante anos nos Correios, para enfim, dedicar-se totalmente à escrita. Até hoje seus textos e poemas são lidos por muitas pessoas ao redor do mundo.

"...Há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou bastante esperto, deixo que ele saia somente em algumas noites
quando todos estão dormindo,
eu digo, sei que você está aí,
então não fique
triste."

"Bukowski é o rei do underground de Los Angeles, um excêntrico que enxerga o mundo com uma clareza de visão atribuída apenas a artistas e loucos."
- Los Angeles Times


"Meus punhos são rios, meus dedos são palavras..." - Bukowski

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário