quinta-feira, 2 de julho de 2015

Resenha #1: Legend


Título: Legend - A verdade se tornará lenda
Autor(a): Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano de Publicação: 2014

Se você já leu séries distópicas como Jogos Vorazes ou Divergente, com certeza vai gostar de Legend (que também é uma trilogia).
A história se passa num futuro distante e não definido, em que inundações, e "a praga" são um dos principais problemas que assolam a República - um governo opressor, antes conhecido como costa ocidental dos Estados Unidos da América, que vive em constante guerra com as Colônias.

Todas as crianças de dez anos são submetidas a realizar uma prova exigida pelo Congresso da República que decide as futuras funções do indivíduo na sociedade. Day faz parte de uma família pobre e foi reprovado na Prova. Após sentenciado à extermínio (no início do livro não se sabe ao certo o porquê, depois as lacunas se completam), Day foge e passa a se esconder com ajuda de uma amiga que encontrou nas ruas, Tess. Ele então passa a ser procurado por todos os militares da República por atos de agressão, incêndio, roubo, por prejudicar o esforço de guerra, etc. Para ele, a família é a mais importante de todas as coisas, e sempre procura meios de ajudá-la com mantimentos necessários, já que vivem num dos subúrbios de Los Angeles, enquanto "a praga" ceifa vidas.

As casas, onde há indícios do vírus, são marcadas com um X na porta como identificação da "praga", porém o que Day não esperava é que seu irmão caçula foi infectado por um vírus novo. Ele decide, então, ir em busca de medicamentos para o irmão não morrer. Em uma de suas buscas, ele mata um militar durante a perseguição (não é spoiler - consta na sinopse do livro).

Ao contrário de Day, June considerada uma menina prodígio, é uma adolescente nascida numa família de elite. Ela é a única que conseguiu pontuação máxima nos testes, passando a exercer função militar, além de outros direitos favoráveis, assim como o irmão. O que June não esperava, era pela morte dele, a quem muito amava. Decide ir atrás do sujeito que assassinou a única pessoa da família que lhe restava. June consegue encontrar o assassino (Day) e prendê-lo para o governo, recebendo felicitações da Elite.

Durante a leitura, vemos que a República não trata bem as pessoas que vivem nas regiões mais pobres, e a sociedade tem que prestar continência como forma de subordinação ao governo opressor. Mistérios serão revelados e June terá que decidir no que acreditar, além de lidar com as consequências de suas escolhas. As revelações e ações do livro são de tirar o fôlego.

Será que Day realmente é um assassino? Os atos da República são para o bem da Nação? E o mistério da Praga, como ela surge? Você só descobrirá lendo. Com capítulos curtos e narrativa rápida, Legend  consegue prender o leitor do início ao fim.

A história continua com Prodigy e Champion, e mal posso esperar para ler.

Grande Abraço, até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário